O que é o Eneagrama de Personalidade?

O Eneagrama de Personalidade é um modelo que revela as diferenças individuais de cada pessoa, tendo por base a sua personalidade, de acordo com os 9 tipos de personalidade distintos.

O Eneagrama é uma figura geométrica com 9 pontos, composta por um círculo, um triângulo e uma hexade que conecta os pontos 1, 4, 2, 8, 5 e 7.

O Eneagrama pode ser utilizado no estudo de um qualquer processo contínuo, uma vez que a sua lógica é a de que o seu fim é sempre o ínicio de um novo ciclo.

O Eneagrama não é algo novo, efectivamente a sua origem e a essência do que ele representa está presente e é estudado desde o pensamento grego de Pitágoras, passando pelo judaísmo, cristianismo e islamismo.

O Eneagrama tem, ao longo dos anos, sido objecto de estudo, assim como tem sido utilizado em estudos de muitos pensadores e doutrinas, no entanto a crisção do Eneagrama como o conhecemos hoje, teve o seu início em meados do Século 20.

No ínicio da década de 1950, o filósofo boliviano Oscar Ichazo associou os nove pontos do Eneagrama aos nove atributos que refletem a natureza humana, oriundos da tradição cristã, tendo nascido deste modo, a relação entre o Eneagrama e os nove tipos de personalidade.

Estes foram os primeiros passos desta ferramenta que, actualmente, está cada vez mais popular!

Em 1971, Ichazo fundou no Chile, o Instituto Arica, a partir do qual ensinou o Eneagrama a alguns estudantes, mais tarde, fundou nos Estados Unidos um outro Instituto e, a partir daí, passou a ensinar o Eneagrama em Workshops de desenvolvimento pessoal.

Logo durante os anos 70, do século passado, Claudio Naranjo, psiquiatra chileno criador da Gestalt-Terapia, aprendeu o Eneagrama nos cursos de Ichazo e levou-o para os Estados Unidos, já com o nome de Eneagrama de Personalidade.

Naranjo relacionou os 9 pontos do Eneagrama às diferentes características psiquiátricas que conhecia e expandiu as descrições de Ichazo, montando deste modo um sistema de tipologias.

O Eneagrama tornou-se popular, finalmente, com a publicação do livro “O Eneagrama“, de Helen Palmer em 1988.

Como se pode ver na imagem em cima, no sistema de Eneagrama, encontram-se nove tipos de personalidade, ou seja, nove diferentes crenças e motivações, que geram padrões de comportamentos, sendo que cada um desses tipos possui os seus pontos fortes e fracos.

Mas afinal para que serve isto tudo?

Ao entender qual o seu tipo de personalidade dominante e assim que descobrir como explorar os seus pontos fortes e melhorar os seus pontos fracos, você terá em mãos uma poderosa consciência pessoal, capaz de transformar a sua vida e a sua realidade através da tomada de diversas acções.

Como podemos aplicar o Eneagrama?

Naturalmente, o Eneagrama é utilizado, em conjunto com outras técnicas, para a gestão emocional e desenvolvimento humano.

Antes de pensar que o Eneagrama pode ser um tipo de auto-ajuda desnecessário, é importante que saiba que o Eneagrama gera resultados que podem ser mensurados, inclusive em números.

estudo efectuado pela Enneagram in Business Network (EIBN), publicado em 2011, demnstrou que a aplicação do Eneagrama em 72 empresas de 20 países diferentes, resultou num crescimento expressivo de diversas valências, sendo as principais a:

  • Comunicação
  • Liderança
  • Inteligência Emocional
  • Tomada de Decisões
Como foi isto possível?

O mapa do Eneagrama descreve as nove emoções humanas, cada uma delas relacionada com um padrão de comportamento específico. Desta forma, é possível que, as pessoas se tornem mais conscientes das suas emoções, dos seus padrões e dos seus elementos motivadores e desmotivadores.
Na posse deste auto-conhecimento, você poderá tornar-se auto-consciente e explorar ao máximo o seu potencial pessoal e profissional, seja enquanto trabalhador por conta de outrém, por conta própria ou enquanto empresário ou empreendedor.

Por outras palavras, o Eneagrama trás-lhe a consciência para os diferentes padrões de comportamento, oferecendo alternativas para que o indivíduo se possa desenvolver através do auto-conhecimento.

Afinal, não é à toa que o Eneagrama enquanto ferramenta é amplamente utilizado quer na área empresarial, quer na psicologia, pois é extremamente útil para Administradores/Gerentes, Supervisores ou outros profissionais envolvidos com a gestão de equipas, dado que possibilita o conhecimento e o aproveitamento eficaz de cada talento.

O Eneagrama no Coaching

No Coaching, o Eneagrama pode ser utilizado como intrumento de auto-conhecimento, sendo um instrumento base da corrente de EneaCoaching.

É importante lembrar que o coaching é uma metodologia, um conjunto de competências e habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas para que possa alcançar todos os objectivos na sua vida pessoal, profissional ou espiritual.

Assim, a utilização do Eneagrama no coaching, dá-se exactamente para contribuir para o auto-conhecimento e para o desenvolvimento do indivíduo em todas as áreas.

O auto-conhecimento é fundamental para mapear as suas características e quais as competências que são necessárias para que se possa desenvolver e ir na direcção do que realmente quer e importa.

Com o estudo e utilização do Eneagrama, é possível identificar o seu padrão de comportamentos, de competências e de vícios emocionais, pelo que ao conhecer-se profundamente, será capaz de evoluir e de melhorar enquanto pessoa, através de metas formuladas pelo seu processo de coaching pessoal.

A forma como cada indivíduo visualiza a realidade conta muito para a definição dos seus traços de comportamento.

Com os nove tipos de Personalidade do Eneagrama, vai conseguir perceber que um deles é dominante relativamente aos demais na sua personalidade.

Identificar e conhecer melhor o tipo de personalidade dominante é o ponto de partida para as mudanças pessoais e profissionais que habiciona.

Nos nossos processos de coaching, o Eneagrama é utilizado como forma de avaliar competências, conhecer com maior eficiência e critério as pessoas e ajudá-las em busca do auto-conhecimento. É ainda utilizado como guia orientador de todo o processo, através da aplicação do método nove passos, onde cada ponto do Eneagrama representa uma estação de evolução no seu processo de desenvolvimento.

Descubra o seu Perfil de Personalidade do Eneagrama

Grupo PMHF